Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19611
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Colonialidade, história única e desumanização no jornalismo hegemônico: o caso dos meninos de Belford Roxo
Autor(es)/Inventor(es): Cavalcanti, Jeniffer dos Santos
Orientador: Silva, Pâmela Guimarães da
Resumo: O presente trabalho se propõe a pensar a prática jornalística hegemônica através de uma ótica decolonial, investigando como a colonialidade impacta na criação de histórias únicas pelo jornalismo da grande mídia brasileira. A fim de elucidar a questão, analisamos a cobertura realizada pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo sobre o desaparecimento e morte de três crianças negras, que ficou conhecido como o caso dos meninos de Belford Roxo. Para tal, foi construído um referencial teórico em torno dos estudos decoloniais e do conceito de história única, de Chimamanda Adichie. O corpus metodológico é composto pelas matérias publicadas on-line pelos dois jornais, entre 29 de dezembro de 2020 e 10 de dezembro de 2021. A partir de nossa grade analítica concluímos que foi criada uma história única sobre Alexandre, Fernando e Lucas pela mídia hegemônica brasileira.
Palavras-chave: Colônias
Jornalismo
Belford Roxo (RJ)
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CAVALCANTI, Jeniffer dos Santos. Colonialidade, história única e desumanização no jornalismo hegemônico: o caso dos meninos de Belford Roxo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JCavalcanti.pdf783.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.