Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19618
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Jornalismo multimídia e memória do Holocausto
Autor(es)/Inventor(es): Di Fluri, Giovanna Reginaldi
Orientador: Barbosa, Marialva Carlos
Coorientador: Gerk, Cristine
Resumo: Este trabalho explora a questão da memória do Holocausto e do papel do jornalismo multimídia como ferramenta para conservá-la. Em um primeiro momento, há uma contextualização necessária a fim de ressaltar a importância da preservação da memória do Holocausto de uma forma geral. Logo em seguida, busca-se aprofundar a questão da memória e do relato dos sobreviventes, analisando como a memória do Holocausto foi construída desde o fim da guerra até o século XXI. Nesse momento, apresenta-se o universo da internet e a produção da memória do Holocausto no espaço digital, articulando com o crescimento das redes sociais e do negacionismo. Adicionalmente, articula-se a questão da internet e a presença dos sobreviventes nas plataformas digitais. Por meio de exemplos de representantes do Holocausto disponíveis nas redes sociais, o trabalho busca demonstrar como o jornalismo multimídia pode ser utilizado para conservar a memória do Holocausto hoje e no futuro.
Palavras-chave: Jornalismo
Redes sociais
Memória
Holocausto
Mídia digital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 10-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: DI FLURI, Giovanna Reginaldi. Jornalismo multimídia e memória do Holocausto. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GFluri.pdf423.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.