Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19624
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Ventos de estrelas O: deposição de energia no meio interestelar
Autor(es)/Inventor(es): De Cicco, Marcelo Antônio Barros
Orientador: Marcolino, Wagner Luiz Ferreira
Resumo: Ventos estelares desempenham importante papel no enriquecimento do meio interestelar, ao transferirem massa, energia e elementos químicos. Tais ventos originam-se, principalmente, em estrelas Wolf-Rayet, Supernovas e Estrelas tipo O, representando um fator chave na formação estelar. Nosso projeto circunscreve-se a Estrelas tipo O, que representam aproximadamente 36 % da taxa de fluxo de deposição de energia na vizinhança solar, num raio de 3 kpc. Em primeiro lugar, esta monografia introduz uma visão geral sobre os conceitos, teorias e principais mecanismos dos ventos estelares, baseando-se principal mente no trabalho de Lamers & Cassinelli (1999). Em seguida, explorando o artigo de Abbott (1982) sobre o retorno de massa e energia ao Meio Interestelar, desenvolvemos um algoritmo na linguagem Mathematica que coleta e fornece parâmetros estelares de estrelas tipo O que serão usados no cálculo da energia de deposição. Diversamente do artigo de Abbott, aplicamos calibração mais atual para estrelas tipo O (Martins et al. 2005) e calculamos a taxa de perda de massa seguindo os cálculos de Vink et al. (2000). Apresentamos, também, como foi feito a mineração de dados de amostras de estrelas tipo O foi feito, bem como os códigos que calculam as taxas teóricas de injeção de energia cinética ao Meio Interestelar. Os resultados finais originam-se da compilação de 140 estrelas amostradas, plotados em mapas de contorno de energia de deposição.
Palavras-chave: Estrelas do tipo O
Ventos estelares
Meio interestelar
O Type stars
Stellar winds
Interstellar medium
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Dez-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CICCO, Marcelo Antônio Barros de. Ventos de Estrelas O: deposição de energia no meio interestelar. 2015. 119 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MABCicco.pdf2.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.