Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1963
Especie: Relatório
Título : Resolução de problemas segundo a epistemologia genética e o tratamento da informação
Autor(es)/Inventor(es): Costa, Macário
Soares, Adriana Benevides
Lima, Cabral
Resumen: A resolução de problemas e as estratégias de raciocínio têm sido alvo de intensos estudos sobretudo no que diz respeito às teorias cognitivas da aprendizagem. Traçaremos aqui duas vertentes importantes para o entendimento do raciocínio matemático aplicado à resolução de problemas: o desenvolvimento do raciocínio lógico segundo a epistemologia genética de Jean Piaget e a abordagem do tratamento da informação. Para a epistemologia genética o sistema cognitivo tem um papel ativo em seus intercâmbios com o ambiente. É a partir da ação que transformamos nossas estruturas lógicas, inicialmente rudimentares, em estruturas mais evoluídas, capazes de representar. Este processo obedece critérios lógicos de adaptação e equilibração. A partir do entendimento desta evolução adaptativa é que compreendemos melhor o processamento mental durante a resolução de problemas e a tomada de decisão tendo como alicerce a estruturação baseada na lógica formal. O processamento de informação, embora tenha pressupostos semelhantes à epistemologia genética, tais como a representação, o simbolismo e um sistema cognitivo baseado em regras, admite entretanto que outros critérios representativos são possíveis de permear a lógica formal, influenciando significativamente a resolução de problemas. É neste âmbito que situaremos nossa discussão, comparando as contribuições da epistemologia genética assim como as do processamento de informação, trazendo dados empíricos que evidenciam sua complementariedade.
Materia: Psicologia cognitiva
Raciocínio matemático
Solução de problemas
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Es parte de: Relatório Técnico NCE
Número: 1502
Fecha de publicación: 31-dic-2002
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : Costa, M. ; SOARES, A. B. ; LIMA, J. C. M. Resolução de problemas segundo a epistemologia genética e o tratamento da informação. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 16 p. (Relatório Técnico, 15/02)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
15_02_000613401.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.