Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/1964
Especie: Relatório
Título : Um survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EAD
Autor(es)/Inventor(es): Lima, Cabral
Arisa, Cintia
Gandra, Henrique
Costa, Macário
Resumen: Enfoca o design e a implementação de plataformas destinadas ao ensino a distância. O ensino remoto é cada vez mais utilizado, considerando que sua aplicação possui inúmeras vantagens, como a democratização do acesso ao ensino pela eliminação das barreiras de tempo e distância. Projetistas de ambientes computacionais nem sempre levam em consideração aspectos pedagógicos, público alvo e teorias de aprendizagem. Pesquisas científicas aplicadas às salas de aula presenciais são baseadas nas teorias educacionais, mas muito pouco concerne a aplicação dessas teorias em plataformas computacionais para cursos a distância. Neste artigo, apresentamos diretivas para elaboração de ambientes computacionais para aprendizagem a distância, cujos recursos tecnológicos estejam apoiados nas teorias educacionais. Analisamos as funcionalidades encontradas em algumas plataformas e sugerimos ferramentas suplementares que possam minimizar as dificuldades inerentes ao ensino a distância apoiado por computador, visando um maior aproveitamento dos recursos tecnológicos disponíveis e tornando o aprendizado mais produtivo.
Materia: Ensino à distância
Aprendizagem
Plataformas computacionais para ensino à distância
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Unidade de producción: Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais
Es parte de: Relatório Técnico NCE
Número: 1302
Fecha de publicación: 31-dic-2002
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LIMA, C. et al. Um survol sobre teorias de aprendizagem: modelos dinâmicos de plataformas de EAD. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2002. 14 p. (Relatório Técnico, 13/02)
Aparece en las colecciones: Relatórios

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
13_02_000613398.pdf885.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.