Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19648
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : (De)colonização da infância: por uma epistemologia cotidiana das crianças negras
Autor(es)/Inventor(es): Queiroz, Beatriz Mendes
Tutor: Baroni, Patrícia
Resumen: A pesquisa parte do meu lugar enquanto corpo-mulher-negra em vivência, que me leva a pensar nas infâncias vividas em um contexto onde os efeitos do colonialismo seguem atravessando maneiras de ser e viver. O que se pretende é olhar a mim mesma e às crianças como eus sujeitos (HOOKS, 1989 apud KILOMBA, 2020), capazes e dignos de contar suas próprias histórias e relacionar-se com elas. O objetivo desta pesquisa é traçar um diálogo com as narrativas infantis e docentes na escola para pensar táticas (CERTEAU, 1994) e fazeres antirracistas. Fazeres estes capazes de subverter a ordem colonial do saber e do poder (QUIJANO, 2005) a partir de pequenas movimentações e abalos nas microesferas das salas de aula. Para isso, organizou-se uma pesquisa de campo realizada no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/UFRJ) com uma das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi acompanhar o cotidiano do grupo, buscando estabelecer uma conexão entre as narrativas trazidas pelas crianças e a subversão da ordem colonial. A pesquisa também se propôs a refletir sobre as trajetórias que ali se colocaram e sobre como as mesmas dialogam com a criação de uma pedagogia das emergências (GOMES, 2017).
Materia: Infância
Racismo
Cotidiano
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 16-dic-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : QUEIROZ, Beatriz Mendes. (De)colonização da infância: por uma epistemologia cotidiana das crianças negras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BQueiroz.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.