Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19648
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: (De)colonização da infância: por uma epistemologia cotidiana das crianças negras
Autor(es)/Inventor(es): Queiroz, Beatriz Mendes
Orientador: Baroni, Patrícia
Resumo: A pesquisa parte do meu lugar enquanto corpo-mulher-negra em vivência, que me leva a pensar nas infâncias vividas em um contexto onde os efeitos do colonialismo seguem atravessando maneiras de ser e viver. O que se pretende é olhar a mim mesma e às crianças como eus sujeitos (HOOKS, 1989 apud KILOMBA, 2020), capazes e dignos de contar suas próprias histórias e relacionar-se com elas. O objetivo desta pesquisa é traçar um diálogo com as narrativas infantis e docentes na escola para pensar táticas (CERTEAU, 1994) e fazeres antirracistas. Fazeres estes capazes de subverter a ordem colonial do saber e do poder (QUIJANO, 2005) a partir de pequenas movimentações e abalos nas microesferas das salas de aula. Para isso, organizou-se uma pesquisa de campo realizada no Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp/UFRJ) com uma das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo foi acompanhar o cotidiano do grupo, buscando estabelecer uma conexão entre as narrativas trazidas pelas crianças e a subversão da ordem colonial. A pesquisa também se propôs a refletir sobre as trajetórias que ali se colocaram e sobre como as mesmas dialogam com a criação de uma pedagogia das emergências (GOMES, 2017).
Palavras-chave: Infância
Racismo
Cotidiano
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: QUEIROZ, Beatriz Mendes. (De)colonização da infância: por uma epistemologia cotidiana das crianças negras. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BQueiroz.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.