Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19649
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência da tecnologia na brincadeira e na interação de crianças de 06 a 10 anos: uma pesquisa com professores e responsáveis
Author(s)/Inventor(s): Sales, Beatriz Aparecida da Silva
Advisor: Monteiro, Aline Verissimo
Abstract: As tecnologias digitais têm ganhado cada vez mais espaço no cotidiano da sociedade, podendo impactar os modos de vida. Desse modo, o presente trabalho tem como tema a interferência das tecnologias no desenvolvimento e na interação das crianças de 6 a 10 anos de classe média residentes da cidade do Rio de Janeiro. O estudo teve como objetivo identificar o impacto que os pais, responsáveis e professores percebem da utilização das redes sociais, plataformas digitais e jogos eletrônicos na brincadeira e na interação com outras crianças. Além disso, a partir de um vasto referencial teórico, buscou embasar o estudo e proporcionar a inserção de conceitos e explanações já apresentadas por diferentes e renomados autores, e então, demonstrar na metodologia os possíveis benefícios e malefícios oriundos dos aparatos tecnológicos. A metodologia se deu por meio de questionário online e pesquisa bibliográfica, com abordagem quali- quantitativa. A pesquisa foi feita via formulário no google forms, enviado pelo aplicativo de mensagem whatsapp e teve a participação de 30 responsáveis e 07 professores do primeiro segmento do ensino fundamental.
Keywords: Infância
Brinquedos
Tecnologia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 23-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SALES, Beatriz Aparecida da Silva. A influência da tecnologia na brincadeira e na interação de crianças de 06 a 10 anos: uma pesquisa com professores e responsáveis. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSales.pdf946.83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.