Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19652
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A infância e a pandemia de COVID 19: os processos de ensino-aprendizagem e as políticas públicas referentes ao contexto municipal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Alcantara, Nátaly Barbosa de
Advisor: Leher, Roberto
Co-advisor: Balbinotti, Hellen
Abstract: As ondas negacionistas que tomaram conta do Brasil nos últimos quatro anos encontraram no meio da correnteza uma pandemia. Neste contexto, o objetivo deste estudo é analisar ações e omissões dos governos Federal, Estadual e, principalmente, Municipal do Rio de Janeiro nos campos da educação e da infância no período de 2020 a 2021. A base empírica compreende pesquisas bibliográficas, documentos legais, estudos especializados, manifestações sindicais, acrescidas de reportagens da imprensa nacional. A monografia propugna que a pandemia não foi vivida por todos da mesma maneira, já que as famílias de maior poder aquisitivo e com filhos em escolas privadas destinadas às frações de classe de maior faixa de renda, puderam contar com amplo acesso à Internet e com Ensino Remoto síncrono e dinâmico. A maioria da população, contudo, teve de lutar pela sobrevivência em situações de vulnerabilidade social, acentuada perda de meios de vida. Além disso, foi preciso lidar com uma realidade áspera, pois as escolas públicas de seus filhos não tiveram meios de superar a exclusão digital, em decorrência da ausência de políticas públicas compatíveis com a gravidade e a extensão temporal da pandemia. A pesquisa realizada abrangendo a rede municipal e estudos mais amplos permitem concluir que as experiências de educação on-line alcançaram apenas uma parcela restrita de pessoas, colocando na agenda educacional do país imensos desafios para superar o aprofundamento da desigualdade educacional no contexto pandêmico. Realçando a necessidade de Políticas Públicas que possibilitem a busca ativa de estudantes evadidos e medidas educacionais para enfrentar a escolarização desigual.
Keywords: COVID-19 (Doença)
Ensino fundamental
Política pública
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 18-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ALCANTARA, Nátaly Barbosa de. A infância e a pandemia de COVID 19: os processos de ensino-aprendizagem e as políticas públicas referentes ao contexto municipal do Rio de Janeiro. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NAlcantara.pdf705.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.