Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19674
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relações entre a educação ambiental e a Pedagogia em produções veiculadas no EPEA (2001-2019): uma análise curricular
Author(s)/Inventor(s): Santana, Yasmin Barbosa da Silva
Advisor: Fereira, Marcia Serra
Abstract: O trabalho objetivou investigar como as relações entre a Educação Ambiental (EA) e a Pedagogia têm sido enunciadas na área de Ensino de Ciências. Focalizando os objetivos, referenciais teóricos, metodologias e fontes de estudo, a intenção foi perceber o modo como essas relações produzem ideias sobre a formação de professores para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. Foram analisados os textos apresentados e publicados nas dez edições (2001-2019) do evento mais importante de pesquisa na área: o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), que ocorre no país bianualmente desde 2001. Na montagem do arquivo, os textos foram categorizados, inicialmente, entre aqueles que abordam o tema Formação de Professores e os que abordam o tema Pedagogia. Posteriormente, os mesmos textos foram categorizados por assuntos/temas: Pesquisa em escola; Pesquisa no curso de Pedagogia; Pesquisa com professor de universidade e/ou de escola; Pesquisa sobre currículo; Pesquisa feita em/a partir de fóruns/ eventos/ propostas/ periódicos; Pesquisa teórica; Pesquisa sobre formação continuada; Pesquisa envolvendo vivência do autor. Na análise, foi observada uma significativa produção acadêmica abordando essas relações. Notou-se a existência de uma preocupação em relação ao meio ambiente na formação do pedagogo, problematizando de que forma este profissional pode contribuir para melhorar o ambiente dentro e fora de sala de aula. Os resultados e conclusões indicaram as escolas e universidades como espações formativos importantes para que os pedagogos abordem a EA como parte dos currículos que ensinam. É nesse contexto que novos paradigmas, currículos contextualizados a aproximações com a EAD e com a Arte são percebidos, por exemplo, como possibilidades de trazer a EA para a formação e o trabalho dos pedagogos. É nele também que termos como ‘EArte’ e ‘Ecopedagogia’ emergem como potentes para pensar as relações entre a EA e a Pedagogia, em um movimento que produz a importância e a ‘necessidade’ de abordar a temática nesses cursos. Isso tem conferido prestígio para a EA tanto como temática de pesquisa quanto como um conteúdo curricular no curso de Pedagogia, assumindo que o pedagogo deveria ser primeiro a abordar essa temática, de forma menos específica, na vida acadêmica dos estudantes.
Keywords: Pedagogia
Educação ambiental
Ensino de ciências
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 20-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SANTANA, Yasmin Barbosa da Silva. Relações entre a educação ambiental e a Pedagogia em produções veiculadas no EPEA (2001-2019): uma análise curricular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
YSantana.pdf279.4 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.