Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19686
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Perfil clínico-epidemiológico e tempos de espera entre o diagnóstico e tratamento de tumores infantis do sistema nervoso central: um estudo nacional baseado em hospitais
Author(s)/Inventor(s): Espósito, Samara Velloso
Advisor: Bloch, Katia Vergetti
Co-advisor: Cancela, Marianna de Camargo
Abstract: Os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC) são o grupo mais frequente de tumores sólidos na população pediátrica (0-19 anos), representando 26% de todas as neoplasias infantis, e são a causa mais comum de morte relacionada ao câncer nesta faixa etária. Crianças e adolescentes com câncer devem ser tratados em unidades habilitadas em oncopediatria, mas por diversos motivos esse tratamento pode não ocorrer neste tipo de unidade. O objetivo deste estudo foi descrever o perfil epidemiológico e os tempos de espera entre o diagnóstico e o tratamento de pacientes pediátricos com câncer do Sistema Nervoso Central nas unidades habilitadas e não habilitadas para câncer infantojuvenil. Dados sobre tumores do SNC (Grupo de diagnóstico III, da Classificação Internacional do Câncer na Infância), durante 2010-2017, de indivíduos de 0 a 19 anos de idade foram extraídos do "Integrador RHC", um sistema que consolida nacionalmente os dados dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC), provenientes de hospitais habilitados em oncologia. Analisou-se 5.281 casos de câncer do Sistema Nervoso Central. Variáveis sociodemográficas e clínicas foram incluídas no estudo para explorar as diferenças no tempo entre diagnóstico e tratamento. Todas as análises foram realizadas utilizando o software STATA 15. Os tumores do SNC foram mais comuns no sexo masculino (54,8%) do que no sexo feminino (45,2%). Crianças de 0 a 4 anos foram as mais afetadas (33,2%). O principal exame para o diagnóstico do tumor foi a histologia do tumor primário (73,3%), mas 97,4% dos casos foram classificados como neoplasia intracraniana e intraespinhal não especificada. O tempo entre o diagnóstico e o tratamento foi maior nos hospitais não habilitados (29 dias), do que nos habilitados em oncopediatria (17 dias). A mediana até o tratamento entre os não brancos foi 23 dias comparando com 16,5 dias entre os pacientes brancos. Enquanto o tempo entre diagnóstico e tratamento diminuiu de 20 para 14 dias nos hospitais habilitados, teve-se um aumento de 28 para 36 dias nos não habilitados. Apesar do estudo reconhecer o cumprimento da “lei dos 60 dias” nas unidades hospitalares, ainda assim encontrou-se diferenças quanto à cor da pele, acreditação hospitalar e intervalo até o tratamento que devem ser discutidas na intenção do progresso do Sistema Único de Saúde no atendimento ao paciente oncológico pediátrico. O estudo destaca a necessidade de garantir o acesso equitativo dentro do Sistema de Saúde brasileiro.
Keywords: Câncer infantojuvenil
Sistema nervoso central
Hospitais
Oncologia pediátrica
Epidemiologia
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::EPIDEMIOLOGIA
Production unit: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-Jan-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ESPÓSITO, Samara Velloso. Perfil clínico-epidemiológico e tempos de espera entre o diagnóstico e tratamento de tumores infantis do sistema nervoso central: um estudo nacional baseado em hospitais. 2023. 39 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Saúde Coletiva

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SVEsposito.pdf182.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.