Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19691
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Ervas-venenosas: o perfil midiático das mulheres assassinas no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Sant’Anna, Camila
Tutor: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumen: Esta pesquisa estuda os perfis midiáticos das mulheres assassinas no Brasil e objetiva entender como os arquétipos femininos entram em cena em notícias sobre o tema. Primeiro, a bibliografia já existente sobre a Criminalidade Feminina e a Mídia foi explorada, abordando os temas: Crime e Transgressão; Arquétipos; Mulheres Transgressoras na História; Mulheres Assassinas na Atualidade e Sensacionalismo. A seguir, foi exposta uma pesquisa realizada no jornal Folha de S. Paulo sobre o conteúdo de artigos sobre Suzane Von Richthofen e Elize Matsunaga. A coleta de dados foi feita no portal online do meio, pesquisando termos-chave ligados aos papéis sociais ligados às mulheres, como “bonita”, “virgem” e “frágil”, e ao seu polo oposto, como “fria”, “louca” e “cruel”. A partir da busca, foram coletados trechos de matérias que destacam com clareza o tratamento reservado a tais mulheres. Como resultado da reunião de bibliografia e da pesquisa, notou-se que a percepção social, moldada pela mídia e moldante da mesma, acerca das mulheres assassinas se divide em dois extremos: uso de arquétipos femininos junto ao destaque de aspectos típicos da feminilidade e a completa negação de qualquer feminilidade, tratando as como monstros ou feras.
Materia: Criminologia
Mídia
Mulheres
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 14-dic-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SANT’ANNA, Camila. Ervas-venenosas: o perfil midiático das mulheres assassinas no Brasil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CSantAnna.pdf665.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.