Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19743
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Vidro, uma história para a ciência na educação básica |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pinheiro, Júlia Maria Lima |
| Orientador: | Araújo Neto, Waldmir Nascimento |
| Resumo: | O vidro é um tipo de material amplamente presente no cotidiano. Apesar disso, sua natureza e dinâmica na sociedade é pouco compreendida. Neste trabalho, busca-se entender como um material tão presente no cotidiano sofreu influência de diferentes atores sociais ao longo da história. Além disso, busca-se dialogar com tais acontecimentos através de um produto educacional digital convencionalmente chamado de “Linha do tempo: história do vidro”. O qual, terá como papel a mediação da ação pedagógica entre professor e aluno ao contribuir para a construção e revalidação de conceitos previamente conhecidos com os analisados a partir do diálogo promovido pelo produto assim como avaliar a relação entre as demandas por novas inovações e o papel da sociedade. A abordagem didática utilizada irá contemplar habilidades e competências pré-estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular a fim de possibilitar um diálogo entre as vivências dos estudantes e ajudá-los a entender um pouco mais sobre o mundo ao seu redor. |
| Palavras-chave: | Vidro Educação Básica BNCC Ensino de Química Base Nacional Comum Curricular |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Unidade produtora: | Instituto de Química |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 6-Jan-2023 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Julia Pinheiro.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.