Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19743
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Araújo Neto, Waldmir Nascimento | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Júlia Maria Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-23T18:53:23Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19743 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Vidro | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.title | Vidro, uma história para a ciência na educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4908905422036211 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Marta Eloísa | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5269536079972055 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Valle, Anita Ferreira do | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2206935989496987 | pt_BR |
dc.description.resumo | O vidro é um tipo de material amplamente presente no cotidiano. Apesar disso, sua natureza e dinâmica na sociedade é pouco compreendida. Neste trabalho, busca-se entender como um material tão presente no cotidiano sofreu influência de diferentes atores sociais ao longo da história. Além disso, busca-se dialogar com tais acontecimentos através de um produto educacional digital convencionalmente chamado de “Linha do tempo: história do vidro”. O qual, terá como papel a mediação da ação pedagógica entre professor e aluno ao contribuir para a construção e revalidação de conceitos previamente conhecidos com os analisados a partir do diálogo promovido pelo produto assim como avaliar a relação entre as demandas por novas inovações e o papel da sociedade. A abordagem didática utilizada irá contemplar habilidades e competências pré-estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular a fim de possibilitar um diálogo entre as vivências dos estudantes e ajudá-los a entender um pouco mais sobre o mundo ao seu redor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Julia Pinheiro.pdf | 1.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.