Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19757
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A inserção feminina nos processos migratórios brasileiros pós-2000
Autor(es)/Inventor(es): Haddad, Yasmin Mussalem
Tutor: Lima, Ana Carolina da Cruz
Resumen: Este trabalho analisa a inserção das mulheres nos fluxos migratórios brasileiros após 2000, visando compreender se existe um processo de feminização da migração e tríplice discriminação no mercado de trabalho. Isto é, se a sua cor/raça intersecciona com seu status de migrante e sexo, de tal forma que esse grupo de mulheres está mais sujeito à inserção em serviços de maior precariedade e vulnerabilidade social e, consequentemente, possui retornos salariais negativos. O estudo é feito a partir da literatura existente e por meio da análise de dados, além da realização de um exercício de determinação salarial. A base de dados utilizada é a da PNAD entre 2002 e 2015. A análise é restrita aos indivíduos com entre 15 e 65 anos. Os resultados mostram que a proporção dos migrantes diminuiu e que a seletividade por sexo continua a ser verificada, a despeito do aumento da participação das mulheres neste processo. Foi possível notar uma expansão significativa dos migrantes pretos e pardos e um aumento das mulheres migrantes que chefiam famílias. Por fim, os resultados dos modelos de regressão demonstraram que fatores como sexo, cor/raça, condição de migrante, chefia de família, escolaridade e formalização possuem impactos importantes sobre a determinação salarial nos anos de 2002 e 2015. Mais especificamente, observa-se que a segmentação laboral relacionada a sexo e cor gera retornos salariais negativos para mulheres pretas e pardas migrantes. Há indícios que o processo de inserção ocupacional deste grupo de mulheres continua a ser extremamente desfavorável, especialmente em contextos de crise econômica.
Materia: Migração
Feminina
Mercado de trabalho
Salário
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade de producción: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-jul-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : HADDAD, Yasmin Mussalem. A inserção feminina nos processos migratórios brasileiros pós-2000. 2021. 62 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) – Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece en las colecciones: Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
YMHaddad.pdf711.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.