Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19820
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A inconstitucionalidade do conceito de entidade familiar proposto pelo Estatuto da Família (PL-6583/13) em face das famílias homoafetivas
Author(s)/Inventor(s): Silva, Joice Oliveira Pierre da
Advisor: Martins, Guilherme Magalhães
Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar a compatibilidade do conceito de entidade familiar proposto pelo Estatuto da Família (PL-6.583/2013) - em trâmite no Congresso Nacional – com a Constituição Federal e com a recente decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal que concedeu às uniões estáveis homoafetivas o status de núcleo familiar. A partir da análise do posicionamento do Poder Judiciário, depreende-se a sua preocupação em proteger as minorias, valendo-se da hermenêutica, dada a omissão deixada pelo Poder Legislativo. Este, por sua vez, preocupado em legislar somente para as maiorias, na defesa do referido projeto, visa (des)qualificar as uniões estáveis homoafetivas como sociedades de fato, evidenciando uma superada visão fundamentalista e utilitarista da família. Neste trabalho monográfico, foi adotado o método dedutivo, com o fito de elucidar as ideias apresentadas, partindo de premissas gerais para adequá-las aos casos concretos. Foi utilizado, ainda, o método histórico de pesquisa para demonstrar a evolução do Direito das Famílias através das Constituições brasileiras e a pesquisa teórica em legislação, jurisprudência, artigos científicos e obras doutrinárias. Ao final do estudo, constata-se que o Estatuto da Família apresenta um conceito de entidade familiar que viola princípios basilares do Estado, assim como também viola decisão de caráter vinculante da Suprema Corte e, portanto, se aprovado, será flagrantemente inconstitucional.
Keywords: Constituição
Princípios Constitucionais
Família
União Estável
Homoafetividade
Estatuto da Família
Supremo Tribunal Federal
Constitution
Constitutional Principles
Family
Stable Union
Homoaffectivity
Brazilian Family Statute
Brazilian Supreme Court
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2016
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Joice Oliveira Pierre da. A inconstitucionalidade do conceito de entidade familiar proposto pelo Estatuto da Família (PL-6583/13) em face das famílias homoafetivas. 2016. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOPSilva.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.