Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19830
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Critérios de definição de valores norteadores da fixação da obrigação de prestação de alimentos de genitores a filhos menores
Author(s)/Inventor(s): Hipólito, Lucas Fernando
Advisor: Barcellos, Daniela Silva Fontoura de
Abstract: Os valores em que são fixadas as sentenças de prestação de alimentos de pais a filhos menores e os critérios utilizados para tal constituem um tema que até hoje levanta discussões na sociedade. Parte dela inclusive considera que há uma certa regra em fixar os valores de alimento em 30% dos rendimentos do alimentante. A partir deste ponto, o trabalho objetiva elucidar quais são os critérios para fixação da obrigação de alimentos, se utilizando de uma revisão bibliográfica, a partir da legislação, doutrina e jurisprudência atuais. Também foram elucidadas as formas como o pagamento de alimentos tem sido definido pelos tribunais e, além disso foi realizada uma pesquisa, com base na jurisprudência atual, baseada em dados obtidos a partir de julgados no TJSP e no TJRJ, concluindo se há, nos tribunais, algum tipo de inclinação a determinar valores como regra para processos dessa natureza.
Keywords: Alimentos
Pensão Alimentícia
Prestação de Alimentos
Child Support
Parental Support
Maintenance
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: HIPÓLITO, Lucas Fernando. Critérios de definição de valores norteadores da fixação da obrigação de prestação de alimentos de genitores a filhos menores. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFHipolito.pdf434.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.