Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19835
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Por uma pedagogia da mediação
Author(s)/Inventor(s): Zilio, Ana Paula Vettorazzi
Advisor: Baroni, Patrícia Raquel
Abstract: A presente monografia tem como temática a pedagogia da mediação. Dedica-se a, partindo da pesquisa narrativa e com os cotidianos, tecer uma reflexãomanifesto que convida os leitores à composição de um desenho para a prática pedagógica que propõe a mediação escolar como pilar. Para isso, tem como objetivo abordar as questões relacionadas à ação mediadora nos espaços escolares. Além disso, tópicos relacionados à atuação do mediador escolar, a parceria entre professor regente e professor mediador e a pedagogia colaborativa serão discutidos ao longo dessa pesquisa. A metodologia adotada para realizar essa pesquisa foi a narrativa autobiográfica e narrativas realizadas com mediadoras nos cotidianos escolares. Na sequência, são apresentadas quatro conversas realizadas com quatro profissionais que realizam a ação mediadora em seus cotidianos. Para finalizar, é apresentada a conclusão em que são retomados os objetivos dessa pesquisa no intuito de sistematizar as reflexões para a proposição de uma pedagogia em que a mediação se estabelece enquanto pilar para o respeito às especificidades dos estudantes, o reconhecimento da diferença enquanto espaço fecundo de promoção de aprendizagens e vivências.
Keywords: Pedagogia
Educação inclusiva
Mediação
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Feb-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ZILIO, Ana Paula Vettorazzi. Por uma pedagogia da mediação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AZilio.pdf511.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.