Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19859
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mecanismos de avaliação de desempenho das OSS na atenção básica: uma análise dos indicadores do contrato de gestão
Autor(es)/Inventor(es): Tritany, Érika Fernandes
Tutor: Mendonça, Paulo Eduardo Xavier de
Resumen: Os reflexos da Reforma do Estado no setor saúde impulsionaram a criação de novas relações entre o Setor Público e o Setor Privado: com a flexibilização das estruturas foi estimulado um processo de contratualização da gestão dos serviços de saúde que, em sua maioria ficou a cargo das Organizações Sociais em Saúde (OSS). Como um imperativo das relações contratuais, as competências do Município passaram a se relacionar com a fiscalização e avaliação do desempenho destas entidades. A materialização dos parâmetros e protocolos exigidos aos serviços de saúde na figura do contrato de gestão cria a expectativa de impulsionar uma cultura gerencial nas unidades de saúde, estimulando sua eficiência e autonomia; no entanto, impele o setor público, sobretudo os organismos voltados para os processos fiscalizatórios da coisa pública à análise das medidas propostas para avaliação da gestão destas entidades sobretudo por se referirem a um direito essencial da vida humana – a saúde. Este estudo tem por objetivo analisar os indicadores propostos pelo Município do Rio de Janeiro para compor a Avaliação de Desempenho das OSS contratadas para gestão da Atenção Básica das áreas programáticas no município do Rio de Janeiro. Para tanto, a metodologia de análise baseou-se em critérios estabelecidos pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, os quais definem as Propriedades Essenciais dos Indicadores, quais sejam utilidade, validade, confiabilidade e disponibilidade. Além disso foram utilizadas referências de documentos oficiais expedidos pelas três esferas de governo e literatura obtida a partir das bases de dados científicas. Como resultado da análise dos indicadores do contrato, foram encontradas inconsistências no que tange a algumas das medidas não atenderem a algumas das Propriedades Essenciais e ao fato de algumas medidas não serem indicadores de desempenho e sim exigências contratuais. A maior parte das medidas refere-se a indicadores de processo,os quais não permitem a verificação da qualidade da assistência prestada e dos resultados obtidos. É ressaltada a importância da utilização de indicadores que representem ganhos em saúde, escolhidos a partir das melhores evidências científicas, com cuidado na escolha das metas,com vistas a evitar o desenvolvimento de uma Medicina Baseada em Indicadores e, com isso, a produção de excessos, medicalização, consumismo, iatrogenia e um perigo de afunilamento dos serviços.
Materia: Gestão em saúde
Modernização do setor público
Indicadores de serviços
Indicadores de gestão
Avaliação de resultados da assistência ao paciente
Avaliação de desempenho profissional
Atenção primária a saúde
Serviços de saúde
Serviços terceirizados
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Unidade de producción: Instituto de Estudos em Saúde Coletiva
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 18-ene-2017
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : TRITANY, Érika Fernandes. Mecanismos de avaliação de desempenho das OSS na atenção básica: uma análise dos indicadores do contrato de gestão. 2017. 122 f. Monografia (Graduação em Saúde Coletiva) – Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Aparece en las colecciones: Saúde Coletiva

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