Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19928
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Entre o presente e o ausente: a representação do corpo na arte sob os governos repressivos da América do Sul (1960 - 1990)
Author(s)/Inventor(s): Vitor, Vitória de Fátima Valentim
Advisor: Corrêa, Patricia Leal Azevedo
Abstract: O presente trabalho busca elucidar as relações entre corpo, arte, história e política sul-americana durante os governos autoritários que ocorreram, concomitantemente, em diversos países do continente. Com o estudo de obras selecionadas de seis artistas e três coletivos de cinco países ao todo, este trabalho de conclusão pretende compreender o contexto e os embates sociopolíticos dos artistas e como a violência do Estado se apresenta em cada obra. Os capítulos abordam temas que atravessaram grande parte da vida artística sul-americana entre os anos 1960 e 1990 ao tratar sobre censura, espaço coletivo, tortura, morte, desaparecimento e memória. Portanto, busca-se compreender a representação desse corpo que, ao sofrer as violências impostas pela ditadura, resiste e se metamorfoseia em diversos âmbitos, com múltiplas táticas visuais para agir e permear lugares.
Keywords: Arte
Corpo
Repressão
Memória
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Production unit: Escola de Belas Artes
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 25-Jul-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: VITOR, Vitória de Fátima Valentim. Entre o presente e o ausente: a representação do corpo na arte sob os governos repressivos da América do Sul (1960 - 1990). 2022. 78 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História da Arte) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:História da Arte

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VFVVitor.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.