Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19947
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Certificado de depósito de valores mobiliários do tipo brazilian depositary receipts (BDR): estrutura, dinâmica e implicações jurídicas
Author(s)/Inventor(s): Gomes, Leonardo Parizotto
Advisor: Cesário, Kone Prieto Furtunato
Co-advisor: Turano, Allan Nascimento
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso utilizou o método exploratório, com pesquisas bibliográficas e descritivas, a partir de livros, artigos, leis, regulamentos, dados oficiais e estudo de caso, visando analisar a estrutura, dinâmica e implicações jurídicas atreladas ao certificado de depósito de valores mobiliários do tipo Brazilian Depositary Receipts (BDR). Para tanto, o trabalho foi dividido em três partes. No primeiro capítulo, busca-se analisar a influência da trajetória macroeconômica brasileira na expansão e democratização de acesso no mercado de capitais, principalmente em relação a criação dos Depositary Receipts (DR), em português, conhecidos como certificados de depósito. No segundo capítulo, foi feito o mapeamento e a análise da estrutura por trás da emissão de um BDR, a dinâmica entre as instituições envolvidas e suas implicações jurídicas, bem com as jurisdições responsáveis por reger os direitos do detentor de BDR. Por fim, no terceiro capítulo, foi feita uma análise do caso de dupla listagem via BDR do Nubank, a fim de verificar, na prática, as consequências jurídicas atreladas ao procedimento.
Keywords: Brazilian Depositary Receipts
Ações
Mercado de Capitais
Valores Mobiliários
Stock
Capital Market
Securities
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GOMES, Leonardo Parizotto. Certificado de depósito de valores mobiliários do tipo brazilian depositary receipts (BDR): estrutura, dinâmica e implicações jurídicas. 2022. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LPGomes.pdf729.98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.