Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19971
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A cultura do torcer nas arquibancadas do futebol feminino
Autor(es)/Inventor(es): Machado, Gabrielle Ferreira Gonçalves
Orientador: Costa, Tatiane Cruz Leal
Resumo: O presente trabalho investiga os principais elementos presentes na cultura do torcer das arquibancadas do futebol feminino, a fim de destrinchar as principais diferenças encontradas para com o naipe masculino. Para isto, foi utilizada a pesquisa qualitativa como método para comprovação das análises, mediante a realização de entrevistas em profundidade que serviram como base para validação da pergunta central de pesquisa de se há, nas partidas de futebol feminino, uma ruptura com os padrões de preconceitos e violências reproduzidas pelos torcedores nos jogos do naipe masculino. A pesquisa considera a composição das arquibancadas e as questões de gênero como fatores responsáveis pela diferenciação nos hábitos e modos de torcer construídos pelo público in loco dos dois naipes, padrões estes expostos por meio dos resultados obtidos.
Palavras-chave: Futebol feminino
Torcedores
Arquibancada
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 5-Jan-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: MACHADO, Gabrielle Ferreira Gonçalves. A cultura do torcer nas arquibancadas do futebol feminino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GMachado.pdf413.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.