Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/199
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Cinema em transe: arte e política na obra de Glauber Rocha
Autor(es)/Inventor(es): Cabral, Ana Julia Cury de Brito
Tutor: Fragozo, Fernando Antônio Soares
Resumen: Estudo sobre o filme Terra em Transe, de Glauber Rocha, cineasta ligado ao movimento do Cinema Novo. Este trabalho propõe uma análise do referido filme com o objetivo de compreender de que forma se materializa na arte de Glauber Rocha a proposta de engajamento político encontrada em sua obra teórica. Este estudo procura revelar por que os elementos de linguagem e de conteúdo utilizados em Terra em Transe o tornam um filme político. Os textos teóricos de Glauber Rocha e de alguns estudiosos brasileiros e estrangeiros são utilizados para promover um debate sobre os recursos de linguagem utilizados pelo cineasta para construir uma arte que tem um objetivo muito bem definido: o de politizar. Este trabalho tem também a preocupação de situar o cineasta e sua obra historicamente, partindo do pressuposto de que a conexão entre o filme e a época em que foi produzido é uma parte fundamental do processo de interpretação da obra artística.
Materia: Cinema Novo
Filme político
Cinema no Brasil
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 13-dic-2004
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CABRAL, Ana Julia Cury de Brito. Cinema em transe: arte e política na obra de Glauber Rocha. 2004. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Radialismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Cinema em Transe.pdf365.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.