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dc.contributor.advisorCarrera, Fernanda Ariane Silva-
dc.contributor.authorAguiar, Lucas Santos-
dc.date.accessioned2023-03-24T19:56:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationAGUIAR, Lucas Santos. O Catar como sede da Copa do Mundo FIFA 2022: um caso de sportswashing ou nation branding. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20011-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectCopa do Mundopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCatarpt_BR
dc.titleO Catar como sede da Copa do Mundo FIFA 2022: um caso de sportswashing ou nation brandingpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Amaro, Fausto-
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Machado-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo compreender se o processo de hospedagem da Copa do Mundo FIFA 2022 pelo Estado do Catar é uma ferramenta para mitigar os efeitos negativos que a imagem externa do país vem sofrendo ou uma ação estratégica para estabelecer o esporte como uma característica da marca do emirado. A pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, foi realizada a partir da coleta de documentos oficiais do governo do Catar, reportagens de veículos de mídia diversos e trabalhos acadêmicos sobre o objeto de pesquisa em questão, e analisada sob a ótica dos conceitos de sportswashing e nation branding. Neste sentido, foi possível identificar indícios de que o Catar utilizou o evento esportivo com o objetivo de impulsionar a sua marca nacional, encobrir as críticas internacionais e gerar atração internacional. Por fim, concluiu-se que o Estado do Catar cometeu ato de sportswashing, utilizando-se da Copa do Mundo para polir a sua abalada imagem externa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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