Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20032
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Lei do superendividamento: um estudo descritivo e explicativo das alterações no Código de Defesa do Consumidor trazidas pela Lei 14.181/2021
Author(s)/Inventor(s): Pinto, Melanie Dreyer Breitenbach
Advisor: Hartmann, Guilherme Kronemberg
Abstract: O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise descritiva da Lei 14.181/2021, também conhecida como Lei do Superendividamento, em seus dois eixos de atuação: a prevenção e o tratamento do superendividamento. Para isso, no primeiro capítulo, se trará a definição do fenômeno do superendividamento, para então apontar a ocorrência desse fenômeno no Brasil e, ao fim do capítulo, a trajetória do projeto de lei até a promulgação da Lei 14.181/2021. No segundo capítulo, passando à análise do texto legal, o enfoque será dado nas alterações conferidas ao dever de informação, bem como da oferta de crédito enquanto métodos de prevenção do superendividamento. No terceiro capítulo, ainda analisando o texto legal, o enfoque será o processo de repactuação de dívidas, enquanto método de tratamento do superendividamento e, também, se comentará a respeito da experiência prática do tratamento do superendividamento antes da entrada em vigor da Lei. Ao final, se pretende demonstrar quais foram as inovações legislativas trazidas ao ordenamento jurídico pela Lei 14.181/2021, bem como tecer críticas a respeito.
Keywords: Consumidor
Superendividamento
Código de Defesa do Consumidor
Lei 14.181/2021
Prevenção e Tratamento do Superendividamento
Consumer
Over-indebtedness
Consumer Protection Code
Prevention and Treatment of Over-Indebtedness
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PINTO, Melanie Dreyer Breitenbach. Lei do superendividamento: um estudo descritivo e explicativo das alterações no Código de Defesa do Consumidor trazidas pela Lei 14.181/2021. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MDBPinto.pdf232.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.