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dc.contributor.advisorScofano, Reuber Gerbassi-
dc.contributor.authorMattos, Ana Gabriela Januário de-
dc.date.accessioned2023-03-27T19:03:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:11Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.citationMATTOS, Ana Gabriela Januário de. Escola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20040-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDesigualdade socialpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titleEscola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressistapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender a prática pedagógica dos professores que atuam na medida socioeducativa com intuito de confrontar com a prática progressista apresentada por Paulo Freire para a reflexão sobre a importância do pensamento crítico em espaços marcados pela desigualdade trazendo a história do ingresso de crianças e jovens menos favorecidas para a compreensão de como é pensada a educação desses jovens até os dias de hoje. Partindo da ideia de que a desigualdade é ponto crucial para que jovens sigam caminhos distintos mostra-se a importância da reflexão das práticas pedagógicas de maneira crítica para que se alcance o interesse desses jovens. Para melhor entender o funcionamento da escola investigada foi aplicada uma entrevista que revela a percepção dos professores sobre a prática através de cinco perguntas. O trabalho está organizado em quatro seções: a primeira com base na perspectiva histórica da educação das crianças e jovens menos favorecidos socialmente, o segundo com a fundamentação teórica pautada no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Na terceira seção discutimos a vivência e da percepção sobre prática do professor que atua com aluno privado de liberdade e na quarta temos uma breve apresentação das ideias de Michel Foucault sobre as instituições e o controle do corpo para a conclusão dos desafios dos mecanismos educacionais dialogarem com a prática pedagógica progressista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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