Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20040
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Escola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressista |
Autor(es)/Inventor(es): | Mattos, Ana Gabriela Januário de |
Tutor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo compreender a prática pedagógica dos professores que atuam na medida socioeducativa com intuito de confrontar com a prática progressista apresentada por Paulo Freire para a reflexão sobre a importância do pensamento crítico em espaços marcados pela desigualdade trazendo a história do ingresso de crianças e jovens menos favorecidas para a compreensão de como é pensada a educação desses jovens até os dias de hoje. Partindo da ideia de que a desigualdade é ponto crucial para que jovens sigam caminhos distintos mostra-se a importância da reflexão das práticas pedagógicas de maneira crítica para que se alcance o interesse desses jovens. Para melhor entender o funcionamento da escola investigada foi aplicada uma entrevista que revela a percepção dos professores sobre a prática através de cinco perguntas. O trabalho está organizado em quatro seções: a primeira com base na perspectiva histórica da educação das crianças e jovens menos favorecidos socialmente, o segundo com a fundamentação teórica pautada no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Na terceira seção discutimos a vivência e da percepção sobre prática do professor que atua com aluno privado de liberdade e na quarta temos uma breve apresentação das ideias de Michel Foucault sobre as instituições e o controle do corpo para a conclusão dos desafios dos mecanismos educacionais dialogarem com a prática pedagógica progressista. |
Materia: | Práticas pedagógicas Desigualdade social Educação popular |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 3-may-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | MATTOS, Ana Gabriela Januário de. Escola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMattos.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.