Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20040
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Escola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressista
Autor(es)/Inventor(es): Mattos, Ana Gabriela Januário de
Tutor: Scofano, Reuber Gerbassi
Resumen: Este trabalho tem como objetivo compreender a prática pedagógica dos professores que atuam na medida socioeducativa com intuito de confrontar com a prática progressista apresentada por Paulo Freire para a reflexão sobre a importância do pensamento crítico em espaços marcados pela desigualdade trazendo a história do ingresso de crianças e jovens menos favorecidas para a compreensão de como é pensada a educação desses jovens até os dias de hoje. Partindo da ideia de que a desigualdade é ponto crucial para que jovens sigam caminhos distintos mostra-se a importância da reflexão das práticas pedagógicas de maneira crítica para que se alcance o interesse desses jovens. Para melhor entender o funcionamento da escola investigada foi aplicada uma entrevista que revela a percepção dos professores sobre a prática através de cinco perguntas. O trabalho está organizado em quatro seções: a primeira com base na perspectiva histórica da educação das crianças e jovens menos favorecidos socialmente, o segundo com a fundamentação teórica pautada no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Na terceira seção discutimos a vivência e da percepção sobre prática do professor que atua com aluno privado de liberdade e na quarta temos uma breve apresentação das ideias de Michel Foucault sobre as instituições e o controle do corpo para a conclusão dos desafios dos mecanismos educacionais dialogarem com a prática pedagógica progressista.
Materia: Práticas pedagógicas
Desigualdade social
Educação popular
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-may-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : MATTOS, Ana Gabriela Januário de. Escola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
AMattos.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.