Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20040
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | Escola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressista |
| Author(s)/Inventor(s): | Mattos, Ana Gabriela Januário de |
| Advisor: | Scofano, Reuber Gerbassi |
| Abstract: | Este trabalho tem como objetivo compreender a prática pedagógica dos professores que atuam na medida socioeducativa com intuito de confrontar com a prática progressista apresentada por Paulo Freire para a reflexão sobre a importância do pensamento crítico em espaços marcados pela desigualdade trazendo a história do ingresso de crianças e jovens menos favorecidas para a compreensão de como é pensada a educação desses jovens até os dias de hoje. Partindo da ideia de que a desigualdade é ponto crucial para que jovens sigam caminhos distintos mostra-se a importância da reflexão das práticas pedagógicas de maneira crítica para que se alcance o interesse desses jovens. Para melhor entender o funcionamento da escola investigada foi aplicada uma entrevista que revela a percepção dos professores sobre a prática através de cinco perguntas. O trabalho está organizado em quatro seções: a primeira com base na perspectiva histórica da educação das crianças e jovens menos favorecidos socialmente, o segundo com a fundamentação teórica pautada no livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire. Na terceira seção discutimos a vivência e da percepção sobre prática do professor que atua com aluno privado de liberdade e na quarta temos uma breve apresentação das ideias de Michel Foucault sobre as instituições e o controle do corpo para a conclusão dos desafios dos mecanismos educacionais dialogarem com a prática pedagógica progressista. |
| Keywords: | Práticas pedagógicas Desigualdade social Educação popular |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Production unit: | Faculdade de Educação |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 3-May-2022 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Citation: | MATTOS, Ana Gabriela Januário de. Escola e privação de liberdade: os desafios para uma educação progressista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
| Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| AMattos.pdf | 1.85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.