Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20064
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Impactos socioeconômicos e ambientais na mobilidade urbana: estudo de referência da abertura de um segundo portão na Cidade Universitária, Macaé, RJ
Author(s)/Inventor(s): Lutterbach, Isabela Salgado
Advisor: Barbosa, Gisele Silva
Co-advisor: Plaza, Conrado Vidotte
Abstract: A mobilidade urbana e os sistemas de transportes têm papel fundamental no desenvolvimento social, econômico e ambiental de uma região. Porém, apesar de seus benefícios, são fontes de grandes problemas urbanos e insatisfação popular, o que torna o planejamento da mobilidade urbana um desafio para os gestores e demais autoridades públicas que buscam soluções sustentáveis para as dificuldades enfrentadas. Neste contexto, com intuito de otimizar os deslocamentos em uma região estratégica do munícipio de Macaé – RJ, este trabalho teve por objetivo avaliar os impactos na mobilidade no entorno da Cidade Universitária a partir da abertura de um novo acesso. Para avaliar esses impactos foram mapeadas as influências e características da mobilidade na Av. Aluízio da Silva Gomes, exclusivamente sobre os usuários que acessam o Campus, por meio da aplicação de questionários. E, através da análise dos dados obtidos, estimou-se os custos com acidentes, emissões ambientais e custos operacionais e verificou-se a efetividade de abertura de uma segunda entrada na Cidade Universitária, de forma a garantir uma maior integração do Campus com o trânsito, atendendo, principalmente, as necessidades daqueles que acessam o local diariamente. Os resultados alcançados evidenciaram que os impactos socioeconômicos e ambientais a partir da instalação de um novo acesso (cenário proposto) são positivos, ou seja, reduziram as externalidades avaliadas, sendo passível de retornar ganhos reais tanto para a os usuários das vias locais, quanto para o poder público municipal.
Keywords: Mobilidade urbana
Mobilidade urbana sustentável
Análise socioeconômica
Externalidades
Urban mobility
Sustainable urban mobility
Socioeconomic analysis
Externalities
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Mar-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LUTTERBACH, Isabela Salgado. Impactos socioeconômicos e ambientais na mobilidade urbana: estudo de referência da abertura de um segundo portão na Cidade Universitária, Macaé, RJ. 2023. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISLutterbach.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.