Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20067
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAbreu, Paula Alvarez-
dc.contributor.authorSilva, Paula Lohayne-
dc.date.accessioned2023-03-30T18:49:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:12Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationSILVA, Paula Lohayne. Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde. 2021. 155 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20067-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRPG (Role-playing game)pt_BR
dc.subjectEpidemiaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEpidemicspt_BR
dc.subjectTeaching-learningpt_BR
dc.subjectHealth educationpt_BR
dc.titleRelato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1275935652105959pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3393791727200276pt_BR
dc.contributor.referee1Abreu, Leonardo Araújo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182000138097293pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Nilcimar dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758984159711367pt_BR
dc.description.resumoRole-Playing Game (RPG) ou Jogo de Interpretação é um jogo de faz-de-conta. No formato tradicional ou de mesa, o mestre narra a história e os jogadores participam com seus personagens e através das interações criam uma história. Esta prática pode contribuir para novos aprendizados, raciocínio, despertar o interesse, curiosidade e motivar o aluno. Diante disso, este trabalho apresenta o relato da construção de um livro-jogo de RPG para educação em saúde abordando epidemias que acometeram o Brasil em 1900. A validação do livro-jogo foi realizada através da aplicação do jogo e posterior avaliação de seus atributos, onde o julgamento e as percepções dos participantes sobre o jogo foram coletados por meio de um formulário e uma roda de conversas. Através das informações coletadas, foi feita uma análise das possíveis melhorias e foram feitas as modificações. Após as modificações, o jogo foi considerado validado, demonstrando ser promissor para educação em saúde. Verificou-se que o livro-jogo mostrou resultados positivos na avaliação, todos conseguiram citar as medidas de prevenção das doenças abordadas e estabeleceram correlações com a situação atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Farmacêuticaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Farmácia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLSilva.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.