Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/20067
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abreu, Paula Alvarez | - |
dc.contributor.author | Silva, Paula Lohayne | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-30T18:49:11Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Paula Lohayne. Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde. 2021. 155 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20067 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | RPG (Role-playing game) | pt_BR |
dc.subject | Epidemias | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Epidemics | pt_BR |
dc.subject | Teaching-learning | pt_BR |
dc.subject | Health education | pt_BR |
dc.title | Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1275935652105959 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3393791727200276 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Abreu, Leonardo Araújo de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1182000138097293 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Souza, Nilcimar dos Santos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5758984159711367 | pt_BR |
dc.description.resumo | Role-Playing Game (RPG) ou Jogo de Interpretação é um jogo de faz-de-conta. No formato tradicional ou de mesa, o mestre narra a história e os jogadores participam com seus personagens e através das interações criam uma história. Esta prática pode contribuir para novos aprendizados, raciocínio, despertar o interesse, curiosidade e motivar o aluno. Diante disso, este trabalho apresenta o relato da construção de um livro-jogo de RPG para educação em saúde abordando epidemias que acometeram o Brasil em 1900. A validação do livro-jogo foi realizada através da aplicação do jogo e posterior avaliação de seus atributos, onde o julgamento e as percepções dos participantes sobre o jogo foram coletados por meio de um formulário e uma roda de conversas. Através das informações coletadas, foi feita uma análise das possíveis melhorias e foram feitas as modificações. Após as modificações, o jogo foi considerado validado, demonstrando ser promissor para educação em saúde. Verificou-se que o livro-jogo mostrou resultados positivos na avaliação, todos conseguiram citar as medidas de prevenção das doenças abordadas e estabeleceram correlações com a situação atual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Farmacêuticas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Farmácia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PLSilva.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.