Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/20067
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Paula Lohayne |
Orientador: | Abreu, Paula Alvarez |
Resumo: | Role-Playing Game (RPG) ou Jogo de Interpretação é um jogo de faz-de-conta. No formato tradicional ou de mesa, o mestre narra a história e os jogadores participam com seus personagens e através das interações criam uma história. Esta prática pode contribuir para novos aprendizados, raciocínio, despertar o interesse, curiosidade e motivar o aluno. Diante disso, este trabalho apresenta o relato da construção de um livro-jogo de RPG para educação em saúde abordando epidemias que acometeram o Brasil em 1900. A validação do livro-jogo foi realizada através da aplicação do jogo e posterior avaliação de seus atributos, onde o julgamento e as percepções dos participantes sobre o jogo foram coletados por meio de um formulário e uma roda de conversas. Através das informações coletadas, foi feita uma análise das possíveis melhorias e foram feitas as modificações. Após as modificações, o jogo foi considerado validado, demonstrando ser promissor para educação em saúde. Verificou-se que o livro-jogo mostrou resultados positivos na avaliação, todos conseguiram citar as medidas de prevenção das doenças abordadas e estabeleceram correlações com a situação atual. |
Palavras-chave: | RPG (Role-playing game) Epidemias Ensino-aprendizagem Educação em saúde Epidemics Teaching-learning Health education |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Unidade produtora: | Instituto de Ciências Farmacêuticas |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 20-Dez-2021 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Paula Lohayne. Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde. 2021. 155 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021. |
Aparece nas coleções: | Farmácia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PLSilva.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.