Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20067
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Paula Lohayne |
Tutor: | Abreu, Paula Alvarez |
Resumen: | Role-Playing Game (RPG) ou Jogo de Interpretação é um jogo de faz-de-conta. No formato tradicional ou de mesa, o mestre narra a história e os jogadores participam com seus personagens e através das interações criam uma história. Esta prática pode contribuir para novos aprendizados, raciocínio, despertar o interesse, curiosidade e motivar o aluno. Diante disso, este trabalho apresenta o relato da construção de um livro-jogo de RPG para educação em saúde abordando epidemias que acometeram o Brasil em 1900. A validação do livro-jogo foi realizada através da aplicação do jogo e posterior avaliação de seus atributos, onde o julgamento e as percepções dos participantes sobre o jogo foram coletados por meio de um formulário e uma roda de conversas. Através das informações coletadas, foi feita uma análise das possíveis melhorias e foram feitas as modificações. Após as modificações, o jogo foi considerado validado, demonstrando ser promissor para educação em saúde. Verificou-se que o livro-jogo mostrou resultados positivos na avaliação, todos conseguiram citar as medidas de prevenção das doenças abordadas e estabeleceram correlações com a situação atual. |
Materia: | RPG (Role-playing game) Epidemias Ensino-aprendizagem Educação em saúde Epidemics Teaching-learning Health education |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA |
Unidade de producción: | Instituto de Ciências Farmacêuticas |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 20-dic-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SILVA, Paula Lohayne. Relato da construção de um livro-jogo abordando epidemias do início do século XX como recurso didático para educação em saúde. 2021. 155 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021. |
Aparece en las colecciones: | Farmácia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PLSilva.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.