Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20086
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Avaliação da indução de Resistência Sistêmica Adquirida (SAR) em plantas de Nicotiana tabacum elicitadas com glicoesfingolipídios de Fusarium oxysporum
Autor(es)/Inventor(es): Couto, Michel Leon Candido de Oliveira
Tutor: Bergter, Eliana Barreto
Tutor : Bernardino, Mariana Collodetti
Resumen: Fungos fitopatogênicos são responsáveis por cerca de 20% de todas as perdas em plantas perenes em todo o mundo. O gênero Fusarium compreende um grupo de centenas de espécies que, com a exceção de algumas, produzem macroconídeos fusóides. Fusarium oxysporum vem emergindo como um importante fungo oportunista causador de infecções disseminadas em imunocomprometidos. Além disso, essa espécie tem sido classificada com uma das mais importantes do gênero Fusarium, tendo sido classificada em 5º lugar em uma lista com os 10 fungos fitopatogênicos de importância científica e econômica. F. oxysporum é o agente responsável por doenças como a murcha de Fusarium e a podridão radicular, que são responsáveis por perdas severas em culturas de milho, tabaco, banana, algodão e maracujá. Monohexosilceramidas (CMH), também conhecidas como cerebrosídeos, são glicoesfingolipídios que consistem geralmente de uma glucose ou galactose ligadas por uma ligação β -glicosídica à uma ceramida. Em trabalhos anteriores do grupo, foi demonstrado que o açúcar presente na monohexosilceramida de F.oxysporum é a glucose. A atividade elicitora de glucosilceramidas (GlcCer) na síntese de fitoalexinas e de proteinas relacionadas à patogênese (PR) já foi demonstrada em algumas espécies vegetais. Nicotiana tabacum cv. Xanthi (cultivar resistente à infeção pelo virus do mosaico do tabaco) é capaz de desenvolver uma resposta de hipersensibilidade (HR) que localiza o patógeno no sítio de infecção a partir da formação de uma lesão necrótica, impedindo o espalhamento da infecção. Neste estudo, a capacidade da GlcCer , isolada e caracterizada de F.oxysporum , em induzir a resistência sistêmica adquirida (SAR) em plantas de N. tabacum cv Xanthi foi descrita. Para avaliar a indução de SAR, GlcCer foi dissolvida em tampão fosfato de potássio e pulverizada, com o auxilio de um aparelho de alta pressão, em plantas que tinham pelo menos 6 folhas verdadeiras. Amostras foram coletadas em diferentes tempos (1h até 120h) para avaliar a expressão de genes PR. Após 24 horas da pulverização, as primeiras três folhas de cada planta foram inoculadas mecanicamente com uma suspensão de TMV e 72 horas após o inóculo, o número de lesões necróticas foi contado. Foi observado que plantas que foram previamente pulverizadas GlcCer apresentaram um menor número de lesões quando comparada com plantas que foram tratadas com tampão. Experimentos de visualização histoquímica também demonstraram a capacidade da GlcCer em induzir a produção de ROS. Além disso, foi observado por RT-qPCR que os genes envolvidos com a defesa vegetal (PR1, PR2, PR3, PR5, PR9, LOX e PAL) tiveram sua expressão aumentada após o tratamento com a GlcCer. Esses resultados indicam a capacidade da GlcCer de proteger parcialmente plantas de N. tabacum cv Xanthi.
Materia: Glucosilceramidas
Espécies reativas de oxigênio
Imunidade vegetal
Vírus do mosaico do tabaco
Glucosylceramides
Reactive oxygen species
Plant immunity
Tobacco mosaic virus
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 5-dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COUTO, M. L. C. de O. (2019). Avaliação da indução de Resistência Sistêmica Adquirida (SAR) em plantas de Nicotiana tabacum elicitadas com glicoesfingolipídios de Fusarium oxysporum [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MLCOCouto.pdf1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.