Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20098
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Modelagem molecular de produtos naturais com potencial ação multi-alvo na doença de Alzheimer
Autor(es)/Inventor(es): Daud, Ligia Maria Dias
Tutor: Romeiro, Nelilma Correia
Resumen: A doença de Alzheimer (DA), uma doença neurodegenerativa progressiva, é a causa mais comum de demência e apresenta um dos problemas mais críticos que o mundo enfrenta. No Brasil, a DA e outros tipos de demência ocuparam o segundo lugar em 2016 entre as principais causas de morte em pessoas com idade ≥70 anos. A demência foi uma importante causa de incapacidade entre os idosos, representando a segunda e a terceira principais causas de incapacidade entre mulheres e homens idosos, respectivamente. Os atuais tratamentos para a doença de Alzheimer não são tão eficazes, então há uma grande necessidade de terapias para prevenir e / ou retardar a progressão da doença. Como a Doença de Alzheimer é multifatorial, o desenvolvimento de ligantes direcionados a múltiplos alvos (LDMAs) evoluiu como uma estratégia para direcionar estudos de novos fármacos. Essa estratégia consiste no desenvolvimento de ligantes capazes de interagir pelo menos com dois alvos terapêuticos ao mesmo tempo. Os inibidores de histona desacetilase (HDACIs), em HDAC6, têm ganhado atenção e interesse como alternativa de tratamento promissora para o campo das doenças neurodegenerativas, pois exibem propriedades neuroprotetoras (Yang et al., 2017). Por exemplo, em modelo de camundongos, a inibição da HDAC6 mostrou melhora na função axonal, cuja importância em doenças neurodegenerativas como a DA já foi demonstrada. Os inibidores de acetilcolinesterase (IAChE) aumentam a concentração de acetilcolina (ACh) na fenda sináptica, e desaceleram o progresso da DA. Diversos produtos naturais (PNs) são capazes de diminuir os sintomas e aliviar o desenvolvimento de diversas doenças, incluindo a DA. Portanto, esse trabalho teve por objetivo a modelagem molecular de PNs com potencial ação multi-alvo na DA, especificamente AChE e HDAC6, tendo em vista a importância histórica da modulação de alvos de interesse por PNs. Os PNs estudados não apresentaram bom ranqueamento no estudo com a AChE de acordo com a função de score utilizada, a CHEMPLP. Porém, os números e tipos de interações realizadas e a comparação com o Donepezil auxiliaram na interpretação dos valores experimentais e no melhor ranqueamento dos PNs. Na análise com a HDAC6, dois dos PNs selecionados demonstraram maiores valores de score e maior número de interações com a enzima em comparação à Tricostatina A, o PN de referência, co-cristalizado com a HDAC6, sugerindo que estes compostos podem apresentar ação dual nessas duas enzimas. Os dados obtidos neste estudo levaram à seleção das melhores estratégias de análise por docking com as enzimas estudadas e deverão ser úteis na identificação de moléculas bioativas com potencial ação dual na DA.
Materia: Modelagem molecular
Doença de Alzheimer
Produtos biológicos
Acetilcolinesterase
Química farmacêutica
Molecular modeling
Alzheimer disease
Biological products
Acetylcholinesterase
Chemistry, pharmaceutical
Inibidores de Histona Desacetilases
Histone Deacetylase Inhibitors
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::QUIMICA ORGANICA::QUIMICA DOS PRODUTOS NATURAIS
Unidade de producción: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 25-oct-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DAUD, Ligia Maria Dias. Modelagem molecular de produtos naturais com potencial ação multi-alvo na doença de Alzheimer. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Instituto de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2021.
Aparece en las colecciones: Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMDDaud.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.