Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20139
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Uni-duni-tê: criança tem vez, voz e sabe escolher: reflexões sobre a participação das crianças na educação infantil |
Autor(es)/Inventor(es): | Araújo, Jéssica Silva de |
Tutor: | Arenhart, Deise |
Resumen: | A Educação Infantil, atualmente reconhecida como primeira etapa da educação básica, é fruto de muitas lutas e debates. Entretanto, apesar de vasta documentação oficial e de promulgação de legislação específica, ainda é possível identificar práticas docentes que não privilegiam a participação das crianças e repercutem proposições que se baseiam numa visão da criança passiva, meramente receptiva. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca da participação das crianças na educação infantil, dando visibilidade às possibilidades de um fazer pedagógico que privilegia e amplia as diferentes manifestações infantis. Neste sentido, realizei uma análise qualitativa dos documentos oficiais sobre a educação infantil e dos relatos de experiências vivenciados em um Espaço de Desenvolvimento Infantil, na perspectiva da pesquisa de campo, partindo de registros realizados durante a construção da minha própria prática docente. Na análise sobre os relatos de experiências, as propostas apresentadas às crianças são problematizadas sob a perspectiva da ampliação da qualidade da escuta às crianças. A pesquisa ainda revela a potência da participação das crianças durante a construção da rotina nas unidades escolares e como a prática docente instituída privilegia ou inviabiliza a criança como autora do seu processo de aprendizagem. Desta maneira, a pesquisa potencializa a construção da minha própria prática enquanto docente da educação infantil. |
Materia: | Educação infantil Crianças Interação social em crianças |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 29-mar-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ARAÚJO, Jéssica Silva de. Uni-duni-tê: criança tem vez, voz e sabe escolher: reflexões sobre a participação das crianças na educação infantil. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAraujo.pdf | 317.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.