Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20216
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Importância do IFNγ no controle da infecção por ZIKV em modelo murino
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Vinicius Guimarães Suzart
Orientador: Bozza, Marcelo Torres
Coorientador: Lucas, Carolina Gonçalves de Oliveira
Resumo: O Zika vírus (ZIKV) se disseminou amplamente pelo cinturão equatorial do planeta nos últimos setenta anos, diferenciando-se em três linhagens virais, duas africanas e uma asiática. Negligenciado, este flavivírus causou uma grande epidemia nas Américas nos últimos anos, tornando-se um grave problema de saúde pública. Por esta razão, faz-se necessário elucidar o padrão de resposta imune desencadeada no hospedeiro e os mecanismos envolvidos no controle da infecção por ZIKV, a fim de se obter medidas profiláticas capazes de reduzir os índices de mortalidade e morbidade associados ao ZIKV. Utilizando duas cepas virais de linhagens diferentes do ZIKV, a cepa histórica africana MR766 e a cepa contemporânea asiática PE243, tivemos como objetivo avaliar em modelo murino imunodeficiente, além de divergências na progressão da infecção, a reposta imune adaptativa celular desenvolvida frente à infecção pelo ZIKV. A partir da infecção de um modelo susceptível de animais A129, deficiente para o gene do receptor de IFN do tipo I, de quatro semanas, com um inóculo viral de 2,0x105 PFU, por via intravenosa, descrevemos que a ativação do sistema imune ocorre de forma diferente de acordo com a cepa viral utilizada. Além disso, identificamos determinados componentes do sistema imune do hospedeiro, tais como células T CD4+ que apresentam intensa proliferação celular e produção de interferon gama (IFNγ), durante a infecção frente a tais cepas, têm uma influência direta na sobrevivência dos animais. Análises por citometria de fluxo demonstraram que a cepa asiática PE243 induz a ativação de linfócitos T, com aumento da expressão de marcadores de ativação e um aumento na produção de citocinas, como o IFNγ, de maneira mais robusta do que a cepa africana MR766, a qual é letal para camundongos A129. Contudo, a transferência adotiva de linfócitos T CD4+ produtores de IFNγ derivados de camundongos infectados com a cepa PE243, é capaz de proteger da letalidade da infecção pelo desafio com a cepa MR766 em camundongos A129. Camundongos AG129, por sua vez, os quais são deficientes para os genes dos receptores de IFN do tipo I e II, são susceptíveis e sucumbem à infecção por ambas as cepas. Ainda que a transferência adotiva de linfócitos T CD4+ produtores de IFNγ imunes contra a cepa PE243 seja capaz de reverter a letalidade da infecção por ZIKV em camundongos A129, o mesmo resultado não é observado em camundongos AG129. Juntos, estes resultados evidenciam o papel central do IFNγ no controle da infecção de ZIKV em modelos murinos de infecção.
Palavras-chave: Zika virus
Camundongos
Infecção por Zika virus
Imunidade
Citocinas
Mice
Zika virus infection
Immunity
Cytokines
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade produtora: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 8-Dez-2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, V. G. S. (2017). Importância do IFNγ no controle da infecção por ZIKV em modelo murino [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VGSSilva.pdf768.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.