Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20233
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudantes de enfermagem e impactos da pandemia da COVID-19: um olhar sobre políticas públicas, interseccionalidade e interiorização da educação superior
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Diego Lima de
Advisor: Souza, Tiago Oliveira de
Co-advisor: Medeiros, Thamires Monteiro de
Abstract: Este artigo tem como objetivo caracterizar e discutir o perfil dos estudantes do bacharelado em Enfermagem, e sua relação com a pandemia da COVID-19. Ademais, buscará fomentar resultados que podem estimular e servir de subsídios para a formulação de estratégias educacionais e políticas institucionais que contemplem a interseccionalidade como categoria analítica. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem descritiva, que caracterizou a população durante a pandemia de Covid-19, compreendendo os anos de 2020 e 2021. Foi elaborado um questionário com questões socioeconômicas, ano de ingresso na UFRJ, se utilizou ações afirmativas ao ingressar, impactos da pandemia, e se possui plano de saúde. A maioria dos discentes de Enfermagem da amostra é do sexo feminino, com idade entre 21 e 22 anos, autodeclarados negros (pardos e pretos), porém é maior a concentração de estudantes que não ingressaram no ensino superior através de ações afirmativas. Verificou-se que os impactos da pandemia estão relacionados à perda de renda, desemprego, morte e saúde mental prejudicada. A pandemia com seus desdobramentos implicam a intensificação de problemas de saúde mental e pouco envolvimento com atividades acadêmicas, o que pode refletir na manutenção de privilégios históricos, sociais e econômicos no perfil de enfermeiros.
Keywords: Estudantes de enfermagem
COVID-19 (Doença)
Universidades
Política pública
Interseccionalidade
Interseccionalidade
Universities
Public policy
Intersectional Framework
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Production unit: Instituto de Enfermagem
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Dec-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Diego Lima de. Estudantes de enfermagem e impactos da pandemia da COVID-19: um olhar sobre políticas públicas, interseccionalidade e interiorização da educação superior. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Enfermagem, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2022.
Appears in Collections:Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DLOLIVEIRA.pdf983.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.