Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20250
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Responsabilidade civil dos influenciadores digitais por publicidades ilícitas dirigidas (ou sem restrição de acesso) ao público infantil
Author(s)/Inventor(s): Coelho, Natalia Pardon
Advisor: Martins, Guilherme Magalhães
Abstract: O presente trabalho tem por objetivo investigar aspectos da responsabilização civil de influenciadores digitais que, na prática de atividade publicitária dirigida ao público infantil, ou sem restrição ao seu acesso, incorram em condutas vedadas pelo Código de Defesa do Consumidor – caracterizando a ocorrência de publicidade ilícita. Em se tratando de tipo de atuação publicitária próprio do meio digital, busca compreender suas características, bem como a relação do influenciador com seus seguidores. Pela dedicação do tema ao público infantil exposto a essa publicidade, analisa aspectos da situação de hipervulnerabilidade desses consumidores, da especial proteção a eles conferida pelo ordenamento jurídico em razão de sua condição de pessoas em desenvolvimento, além de aspectos neuropsicológicos do processo de desenvolvimento cognitivo infantil, que afetam a compreensão da publicidade e suas intenções. Por fim, analisa de que modo o controle da publicidade é exercido no Brasil a partir da exemplificação de casos concretos, sobretudo representações do Conar, e, considerando a ausência de precedentes judiciais robustos sobre a situação estudada, apresenta-se conclusão, com base no método dedutivo, no sentido da aplicação de responsabilidade civil objetiva, sustentada a partir da análise do arcabouço normativo existente e da revisão bibliográfica, sobretudo doutrinária, realizadas ao longo do trabalho.
Keywords: Responsabilidade Civil
Influenciador Digital
Publicidade Ilícita
Publicidade Infantil
Direito do Consumidor
Civil Responsibility
Digital Influencer
Illicit Advertising
Advertising to Children
Consumer Law
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: COELHO, Natalia Pardon. Responsabilidade civil dos influenciadores digitais por publicidades ilícitas dirigidas (ou sem restrição de acesso) ao público infantil. 2022. 134 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NPCoelho.pdf866.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.