Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20266
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Berner, Vanessa Oliveira Batista | - |
dc.contributor.author | Carneiro, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T13:30:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:19Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | CARNEIRO, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda. Um olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superação. 2022. 207 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20266 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Transgêneros | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Evasão Escolar | pt_BR |
dc.subject | Movimentos Sociais | pt_BR |
dc.subject | Direitos Humanos | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Transgender | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | School Dropout | pt_BR |
dc.subject | Social Movements | pt_BR |
dc.subject | Human Rights | pt_BR |
dc.subject | Public Policies | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1452471636248504 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5363536654399562 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Emerique, Lilian Márcia Balmant | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8616115024503367 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Araujo, Giowana Cambrone | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2200108824199152 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Marcolino, Danilo Sardinha | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7599284524182451 | pt_BR |
dc.description.resumo | Positivada como um direito de todos e assegurada pela Constituição, a educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como fundamento o conhecimento, a troca entre os indivíduos e a formação do cidadão. No entanto, quando utilizada como instrumento de controle dos corpos, acaba por reproduzir um ciclo de opressão e invisibilidade. Sob essa ótica, tendo como referencial o materialismo histórico-dialético, a presente pesquisa básica, de cunho qualitativo e caráter exploratório, tem como objetivo lançar um olhar sobre a evasão escolar das pessoas trans a partir de uma educação libertária, pluralista e emancipatória. Nesse sentido, reconhecer como os marcadores sociais atuam na produção do preconceito institucionalizado é ponto de partida para se entender como as desigualdades são úteis ao poder capitalista vigente. Essa força dominante organiza e segrega de acordo com o seu padrão hegemônico, o qual apaga toda geração de saber que advém dos grupos minoritários. Dito isto, analisar os motivos que levam à evasão escolar desses corpos dissidentes, abarca um entendimento mais profundo não apenas do ensino formal, como também da trama social que os desconsideram como pessoas. Dado fato, viabiliza a luta dos movimentos sociais e da participação popular enquanto atores que impactam a efetividade de políticas públicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Direito |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
NRFLCarneiro.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.