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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBerner, Vanessa Oliveira Batista-
dc.contributor.authorCarneiro, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda-
dc.date.accessioned2023-04-24T13:30:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:19Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda. Um olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superação. 2022. 207 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20266-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransgênerospt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEvasão Escolarpt_BR
dc.subjectMovimentos Sociaispt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectTransgenderpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool Dropoutpt_BR
dc.subjectSocial Movementspt_BR
dc.subjectHuman Rightspt_BR
dc.subjectPublic Policiespt_BR
dc.titleUm olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452471636248504pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5363536654399562pt_BR
dc.contributor.referee1Emerique, Lilian Márcia Balmant-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8616115024503367pt_BR
dc.contributor.referee2Araujo, Giowana Cambrone-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2200108824199152pt_BR
dc.contributor.referee3Marcolino, Danilo Sardinha-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7599284524182451pt_BR
dc.description.resumoPositivada como um direito de todos e assegurada pela Constituição, a educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como fundamento o conhecimento, a troca entre os indivíduos e a formação do cidadão. No entanto, quando utilizada como instrumento de controle dos corpos, acaba por reproduzir um ciclo de opressão e invisibilidade. Sob essa ótica, tendo como referencial o materialismo histórico-dialético, a presente pesquisa básica, de cunho qualitativo e caráter exploratório, tem como objetivo lançar um olhar sobre a evasão escolar das pessoas trans a partir de uma educação libertária, pluralista e emancipatória. Nesse sentido, reconhecer como os marcadores sociais atuam na produção do preconceito institucionalizado é ponto de partida para se entender como as desigualdades são úteis ao poder capitalista vigente. Essa força dominante organiza e segrega de acordo com o seu padrão hegemônico, o qual apaga toda geração de saber que advém dos grupos minoritários. Dito isto, analisar os motivos que levam à evasão escolar desses corpos dissidentes, abarca um entendimento mais profundo não apenas do ensino formal, como também da trama social que os desconsideram como pessoas. Dado fato, viabiliza a luta dos movimentos sociais e da participação popular enquanto atores que impactam a efetividade de políticas públicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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