Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20266
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superação
Autor(es)/Inventor(es): Carneiro, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda
Orientador: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Resumo: Positivada como um direito de todos e assegurada pela Constituição, a educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como fundamento o conhecimento, a troca entre os indivíduos e a formação do cidadão. No entanto, quando utilizada como instrumento de controle dos corpos, acaba por reproduzir um ciclo de opressão e invisibilidade. Sob essa ótica, tendo como referencial o materialismo histórico-dialético, a presente pesquisa básica, de cunho qualitativo e caráter exploratório, tem como objetivo lançar um olhar sobre a evasão escolar das pessoas trans a partir de uma educação libertária, pluralista e emancipatória. Nesse sentido, reconhecer como os marcadores sociais atuam na produção do preconceito institucionalizado é ponto de partida para se entender como as desigualdades são úteis ao poder capitalista vigente. Essa força dominante organiza e segrega de acordo com o seu padrão hegemônico, o qual apaga toda geração de saber que advém dos grupos minoritários. Dito isto, analisar os motivos que levam à evasão escolar desses corpos dissidentes, abarca um entendimento mais profundo não apenas do ensino formal, como também da trama social que os desconsideram como pessoas. Dado fato, viabiliza a luta dos movimentos sociais e da participação popular enquanto atores que impactam a efetividade de políticas públicas.
Palavras-chave: Transgêneros
Educação
Evasão Escolar
Movimentos Sociais
Direitos Humanos
Políticas Públicas
Transgender
Education
School Dropout
Social Movements
Human Rights
Public Policies
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARNEIRO, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda. Um olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superação. 2022. 207 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NRFLCarneiro.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.