Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/20266
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Um olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superação |
Autor(es)/Inventor(es): | Carneiro, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda |
Orientador: | Berner, Vanessa Oliveira Batista |
Resumo: | Positivada como um direito de todos e assegurada pela Constituição, a educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como fundamento o conhecimento, a troca entre os indivíduos e a formação do cidadão. No entanto, quando utilizada como instrumento de controle dos corpos, acaba por reproduzir um ciclo de opressão e invisibilidade. Sob essa ótica, tendo como referencial o materialismo histórico-dialético, a presente pesquisa básica, de cunho qualitativo e caráter exploratório, tem como objetivo lançar um olhar sobre a evasão escolar das pessoas trans a partir de uma educação libertária, pluralista e emancipatória. Nesse sentido, reconhecer como os marcadores sociais atuam na produção do preconceito institucionalizado é ponto de partida para se entender como as desigualdades são úteis ao poder capitalista vigente. Essa força dominante organiza e segrega de acordo com o seu padrão hegemônico, o qual apaga toda geração de saber que advém dos grupos minoritários. Dito isto, analisar os motivos que levam à evasão escolar desses corpos dissidentes, abarca um entendimento mais profundo não apenas do ensino formal, como também da trama social que os desconsideram como pessoas. Dado fato, viabiliza a luta dos movimentos sociais e da participação popular enquanto atores que impactam a efetividade de políticas públicas. |
Palavras-chave: | Transgêneros Educação Evasão Escolar Movimentos Sociais Direitos Humanos Políticas Públicas Transgender Education School Dropout Social Movements Human Rights Public Policies |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Unidade produtora: | Faculdade Nacional de Direito |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CARNEIRO, Noelle Ramos Ferreira de Lacerda. Um olhar sobre a escolarização de transgêneros como direito humano: marcas de exclusão, de luta e de superação. 2022. 207 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NRFLCarneiro.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.