Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20273
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Envolvimento de reguladores traducionais e do sistema ubiquitina-proteassoma em modelos de toxicidade de oligômeros de Aβ
Autor(es)/Inventor(es): Ferreira, Danielle Cozachenco
Tutor: Ferreira, Sergio Teixeira
Tutor : Ribeiro, Felipe Campos
Resumen: Evidências crescentes apontam que o sistema ubiquitina-proteassoma (UPS), principal maquinaria de degradação celular, encontra-se inibido na doença de Alzheimer (DA). Essa inibição parece diminuir a degradação do peptídeo β-amiloide (Aβ), facilitando seu acúmulo e agregação, formando oligômeros de Aβ (AβOs), neurotoxinas fundamentais na DA. A inibição do proteassoma também parece levar a diminuição de proteínas sinápticas, característica da DA. Por outro lado, já foi demonstrado que ocorre redução da síntese global de proteínas em modelos de DA. Esses dois eventos podem estar interligados, por exemplo, através de repressores traducionais. Nós hipotetizamos que, na DA, AβOs induzem inibição proteassomal, que levaria ao acúmulo de repressores traducionais que, por fim, inibiriam a tradução, especialmente de proteínas sinápticas. A partir disso, investigamos quais alterações os AβOs, utilizados como modelo agudo de DA pelo nosso grupo, causam no UPS e na síntese de proteínas, avaliando reguladores traducionais. Vimos, por exemplo, que os AβOs induzem redução do proteassoma em sinapses neuronais. Vimos também aumento de expressão do gene Fmr1 e da proteína correspondente, o repressor Fragile-X mental retardation protein (FMRP), em culturas neuronais hipocampais expostas a AβOs ou lactacistina, inibidor farmacológico do proteassoma. Já em relação à tradução, observamos diminuição de diversas proteínas das vias de ERK e mTOR no hipocampo de camundongos Swiss 7 dias depois da injeção intracerebroventricular (i.c.v.) de AβOs. Essas vias estão associadas à síntese de proteínas sinápticas e regulação dos níveis de FMRP. Portanto, nossos resultados sugerem que os AβOs induzem disfunção proteassomal, acúmulo de repressores e redução da tradução, possivelmente por intermédio das alterações no UPS.
Materia: Doença de Alzheimer
Oligômeros de Aβ
Reguladores traducionais
Sistema ubiquitina-proteassoma
Alzheimer Disease
Aβ oligomers
Translational, Modulators
Ubiquitin-proteasome, System
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::IMUNOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Microbiologia Paulo de Góes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-nov-2016
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FERREIRA, D. C. (2016). Envolvimento de reguladores traducionais e do sistema ubiquitina-proteassoma em modelos de toxicidade de oligômeros de Aβ [Trabalho de conclusão de curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro]. Repositório Institucional Pantheon.
Aparece en las colecciones: Ciências Biológicas - Microbiologia e Imunologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DCFerreira.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.