Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20297
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um modelo hidrodinâmico para o disco equatorial das supergigantes B[e]
Autor(es)/Inventor(es): Vasconcellos, Eduardo Charles
Orientador: Araújo, Francisco Xavier de
Resumo: As supergigantes B[e] são estrelas de altas massa e luminosidade que apresentam em seus espectros certas características peculiares chamadas de fenômeno B[e]. Neste trabalho criamos um modelo hidrodinâmico para a perda de massa dessas estrelas, utilizando ferramentas computacionais inovadoras. A criação do modelo foi baseada no cenário de vento de duas componentes proposto por Zickgraf et al. (1985). Nos concentramos na componente equatorial do vento, onde a perda de massa é mais expressiva, e assumimos como hipótese inicial que se trata de um vento radiativo mantido por linhas opticamente finas, seguindo os trabalhos de Lamers e Pauldrach (1991), Pacheco et al. (1993) e Araújo (1994). Para solucionar a equação, utilizamos um código numérico escrito na linguagem Java, que torna a execução do processo mais dinâmica. Foram obtidos diferentes perfis de velocidades para o caso particular onde há contribuição somente de linhas opticamente finas, variando os parâmetros estelares obtemos velocidades terminais no intervalo 30 - 70km/s. Estes sugerem que a hipótese de um vento mantido por pressão de radiação em linhas opticamente finas é razoável. Futuramente, este código pode ser empregado para um estudo do caso mais geral, permitindo a obtenção de taxas de perda de massa, bem como comparações com as observações.
Palavras-chave: Estrelas B[e]
Ventos estelares
B(e) stars
Stellar winds
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 13-Fev-2008
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VASCONCELLOS, Eduardo Charles. Um modelo hidrodinâmico para o disco equatorial das supergigantes B[e]. 2008. 64 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECVasconcellos.pdf7.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.