Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2031
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de anáforas diretas em textos descritivos do 6º ano
Autor(es)/Inventor(es): Nogueira, Vanessa Pereira
Orientador: Santos, Leonor Werneck dos
Resumo: O propósito deste estudo surgiu a partir do contato com os textos descritivos produzidos por alunos do 6º ano do Colégio de Aplicação da UFRJ, quando percebemos que as formas referenciais utilizadas por eles põem em questão as abordagens tradicionais sobre a necessidade da coesão para a construção da coerência e progressão textual. Por isso, estruturamos a presente Monografia em quatro capítulos. O primeiro consiste em apresentar a importância do trabalho com textos a partir da Linguística de Texto. O segundo se baseia em discutir a atualidade do estudo das tipologias textuais, dando enfoque à descrição. O terceiro capítulo põe em questão a forma com que são construídos os objetos dentro desse discurso, destacando como as estratégias referenciais como o uso de anáforas diretas atuam como encadeamentos textuais e promovem a manutenção temática. Por último, há a análise de doze textos descritivos produzidos pelos mesmos alunos, a fim de observar as anáforas diretas mais recorrentes. Por um compromisso ético, não identificamos as produções com os respectivos nomes dos autores, e mantivemos a ortografia e sintaxe propostas por eles.
Palavras-chave: Anáfora direta
Textos descritivos
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Espanhol

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NogueiraV.pdf512.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.