Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.authorNascimento, Larissa Vicente do-
dc.date.accessioned2023-04-26T19:11:40Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:20Z-
dc.date.issued2023-03-24-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Larissa Vicente do. A parceria escola e universidade: ampliação dos saberes docentes para a alfabetização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20320-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.titleA parceria escola e universidade: ampliação dos saberes docentes para a alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Castro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho monográfico foi o de reconstruir os caminhos percorridos na formação inicial no Curso de Pedagogia, em especial na participação de um projeto de extensão voltado para práticas de alfabetização e no PIBID Pedagogia - Anos Iniciais, experiências essas que possibilitaram a ampliação dos saberes docentes para a alfabetização e romperam com a dicotomia entre teoria e prática. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, com base na análise documental de relatórios produzidos durante as experiências como pibidiana e extensionista. Utilizamos como referências Nóvoa (2019) e seu conceito de casa comum, sendo uma base para a articulação entre escola e universidade; também apresentamos o conceito de alfabetização a partir do que o documento da BNCC (2018) nos mostra; somando a isso, Smolka (1993) e Colello (1998) que apresentam um conceito de uma alfabetização com sentido para a criança; além do mais, buscamos uma educação que nos faz refletir sobre uma prática docente que busca valorizar e ampliar as leituras de mundo dos educandos, portanto, temos os apontamentos de Freire (2020). A pesquisa possibilitou a organização dos seguintes saberes: 1) a importância de investirmos em planejamento; 2) a importância de utilizarmos diferentes linguagens e 3) a importância de formarmos um coletivo na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LNascimento.pdf805.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.