Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/20320
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | A parceria escola e universidade: ampliação dos saberes docentes para a alfabetização |
Autor(es)/Inventor(es): | Nascimento, Larissa Vicente do |
Tutor: | Amorim, Rejane Maria de Almeida |
Resumen: | O objetivo deste trabalho monográfico foi o de reconstruir os caminhos percorridos na formação inicial no Curso de Pedagogia, em especial na participação de um projeto de extensão voltado para práticas de alfabetização e no PIBID Pedagogia - Anos Iniciais, experiências essas que possibilitaram a ampliação dos saberes docentes para a alfabetização e romperam com a dicotomia entre teoria e prática. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, com base na análise documental de relatórios produzidos durante as experiências como pibidiana e extensionista. Utilizamos como referências Nóvoa (2019) e seu conceito de casa comum, sendo uma base para a articulação entre escola e universidade; também apresentamos o conceito de alfabetização a partir do que o documento da BNCC (2018) nos mostra; somando a isso, Smolka (1993) e Colello (1998) que apresentam um conceito de uma alfabetização com sentido para a criança; além do mais, buscamos uma educação que nos faz refletir sobre uma prática docente que busca valorizar e ampliar as leituras de mundo dos educandos, portanto, temos os apontamentos de Freire (2020). A pesquisa possibilitou a organização dos seguintes saberes: 1) a importância de investirmos em planejamento; 2) a importância de utilizarmos diferentes linguagens e 3) a importância de formarmos um coletivo na escola. |
Materia: | Alfabetização Professores Extensão universitária |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 24-mar-2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | NASCIMENTO, Larissa Vicente do. A parceria escola e universidade: ampliação dos saberes docentes para a alfabetização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LNascimento.pdf | 805.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.