Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/20320
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A parceria escola e universidade: ampliação dos saberes docentes para a alfabetização |
Autor(es)/Inventor(es): | Nascimento, Larissa Vicente do |
Orientador: | Amorim, Rejane Maria de Almeida |
Resumo: | O objetivo deste trabalho monográfico foi o de reconstruir os caminhos percorridos na formação inicial no Curso de Pedagogia, em especial na participação de um projeto de extensão voltado para práticas de alfabetização e no PIBID Pedagogia - Anos Iniciais, experiências essas que possibilitaram a ampliação dos saberes docentes para a alfabetização e romperam com a dicotomia entre teoria e prática. A metodologia utilizada na pesquisa é qualitativa, com base na análise documental de relatórios produzidos durante as experiências como pibidiana e extensionista. Utilizamos como referências Nóvoa (2019) e seu conceito de casa comum, sendo uma base para a articulação entre escola e universidade; também apresentamos o conceito de alfabetização a partir do que o documento da BNCC (2018) nos mostra; somando a isso, Smolka (1993) e Colello (1998) que apresentam um conceito de uma alfabetização com sentido para a criança; além do mais, buscamos uma educação que nos faz refletir sobre uma prática docente que busca valorizar e ampliar as leituras de mundo dos educandos, portanto, temos os apontamentos de Freire (2020). A pesquisa possibilitou a organização dos seguintes saberes: 1) a importância de investirmos em planejamento; 2) a importância de utilizarmos diferentes linguagens e 3) a importância de formarmos um coletivo na escola. |
Palavras-chave: | Alfabetização Professores Extensão universitária |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 24-Mar-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | NASCIMENTO, Larissa Vicente do. A parceria escola e universidade: ampliação dos saberes docentes para a alfabetização. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LNascimento.pdf | 805.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.