Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20390
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A efetivação da educação inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas do estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Curty, Gustavo da Conceição
Advisor: Barbosa-Fohrmann, Ana Paula
Co-advisor: Aubert, Anna Caramuru Pessoa
Abstract: A presente pesquisa busca demonstrar como está a atual situação e a plena efetivação da inclusão de pessoas com deficiência, especialmente as que possuem o transtorno de espectro autista, em escolas públicas regulares do Rio de Janeiro. A metodologia adotada foi dividida em duas partes, uma de cunho teórico e outra de cunho prático. No primeiro capítulo foi analisado o panorama internacional, especialmente tratados, convenções e declarações que abordam a educação inclusiva, da mesma forma foi tratado o panorama nacional. No segundo capítulo foi feita uma análise de cinco casos para verificar como se dava a aplicação das normativas descritas. Ao final, foi possível concluir que apesar das normas nacionais e internacionais terem evoluído de maneira positiva, muito ainda deve ser feito para que ocorra a plena efetivação destas normas, pois muitas pessoas com deficiência ainda possuem dificuldades para acessá-las de maneira adequada, muitas vezes necessitando recorrer à justiça para conseguir acesso à educação inclusiva.
Keywords: Educação
Pessoa com Deficiência
Autismo
Inclusão
Education
Person with Disabilities
Autism
Inclusion
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CURTY, Gustavo da Conceição. A efetivação da educação inclusiva para pessoas com transtorno do espectro autista nas escolas do estado do Rio de Janeiro. 2022. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GCCurty-min.pdf687.75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.