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http://hdl.handle.net/11422/20391
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Bonizzato, Luigi | - |
dc.contributor.author | Araujo, Gustavo Cavalcante dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T13:55:45Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:00:24Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Gustavo Cavalcante dos Santos. Homeschooling – abordagem conceitual e jurídica sobre a prática no Brasil. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20391 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Direito à Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação Domiciliar | pt_BR |
dc.subject | Estado | pt_BR |
dc.subject | Família | pt_BR |
dc.subject | Direito da Criança e do Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.subject | Right of Education | pt_BR |
dc.subject | Homeschooling | pt_BR |
dc.subject | State | pt_BR |
dc.subject | Family | pt_BR |
dc.subject | Right of children and adolescent | pt_BR |
dc.subject | Brazil | pt_BR |
dc.title | Homeschooling – abordagem conceitual e jurídica sobre a prática no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8169452504332343 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese possui como finalidade compreender o conceito, os fundamentos e as motivações que circundam o homeschooling, ou educação domiciliar, modelo que permite a oferta da educação para crianças e adolescentes de modo desescolarizado, ou seja, dispensando a presença do aluno nas instituições de ensino e possibilitando a sua realização no seu domicílio. Além disso, expõe os argumentos favoráveis e contrários ao homeschooling, bem como revela exemplos internacionais de sua aplicação no que tange a regulamentação adotada por diferentes países. Considerando a busca pelo direito de escolha desta modalidade no Brasil, analisa as normas constitucionais e legais brasileiras referentes ao direito à educação, naquilo que se aproxima do tema em questão. Nesta mesma linha, trata do resultado obtido através da judicialização do assunto, devidamente julgado pelo Supremo Tribunal Federal, e das tentativas do Poder Legislativo, através de projetos de lei, de definir a questão. Por fim, busca incentivar o debate sobre a educação domiciliar no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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