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http://hdl.handle.net/11422/20391
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Homeschooling – abordagem conceitual e jurídica sobre a prática no Brasil |
Autor(es)/Inventor(es): | Araujo, Gustavo Cavalcante dos Santos |
Tutor: | Bonizzato, Luigi |
Resumen: | A presente tese possui como finalidade compreender o conceito, os fundamentos e as motivações que circundam o homeschooling, ou educação domiciliar, modelo que permite a oferta da educação para crianças e adolescentes de modo desescolarizado, ou seja, dispensando a presença do aluno nas instituições de ensino e possibilitando a sua realização no seu domicílio. Além disso, expõe os argumentos favoráveis e contrários ao homeschooling, bem como revela exemplos internacionais de sua aplicação no que tange a regulamentação adotada por diferentes países. Considerando a busca pelo direito de escolha desta modalidade no Brasil, analisa as normas constitucionais e legais brasileiras referentes ao direito à educação, naquilo que se aproxima do tema em questão. Nesta mesma linha, trata do resultado obtido através da judicialização do assunto, devidamente julgado pelo Supremo Tribunal Federal, e das tentativas do Poder Legislativo, através de projetos de lei, de definir a questão. Por fim, busca incentivar o debate sobre a educação domiciliar no Brasil. |
Materia: | Direito à Educação Educação Domiciliar Estado Família Direito da Criança e do Adolescente Brasil Right of Education Homeschooling State Family Right of children and adolescent Brazil |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL |
Unidade de producción: | Faculdade Nacional de Direito |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | ARAUJO, Gustavo Cavalcante dos Santos. Homeschooling – abordagem conceitual e jurídica sobre a prática no Brasil. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Direito |
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