Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20448
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência das restrições éticas e legais ao marketing contemporâneo: um estudo de caso sobre a indústria tabagista
Author(s)/Inventor(s): El-Assad, Laiz Barbagelata
Advisor: Leite, Valdecy Faria
Abstract: No âmbito das restrições à indústria tabagistas, o presente estudo tem como principal objetivo a investigação da percepção da população e dos varejistas quanto à relevância da divulgação de cigarros no ponto de venda, além das particularidades e dos diferentes fatores que influenciam potenciais ou já fumantes. Pretende-se confrontar as expectativas sobre o novo cenário brasileiro e a efetividade dos meios de comunicação restantes às empresas de fumo. Para o alcance dos objetivos propostos, inicialmente procura-se entender profundamente como a literatura existente aborda a temática. Posteriormente foram realizadas uma pesquisa descritiva com estudantes de graduação em Administração da UFRJ e uma pesquisa exploratória, através de uma série de entrevistas com gerentes com mais de dez anos de experiência das lojas de conveniência Shell, possibilitando uma melhor comparação do período pré e pós-restrição, contribuindo para a qualidade e embasamento do estudo. Os dados obtidos apontaram que a amostra é positiva as restrições da indústria, apesar de acreditar que a pressão social é mais relevante do que a influência da mídia de massa para a decisão de entrada dos jovens na categoria. Verificou-se também um aumento explosivo no número e na sofisticação dos materiais expostos nos pontos de venda. Além disso, a disputa pelos espaços tornou-se mais acirrada, porém concentra-se entre dois grandes competidores: Souza Cruz e Philip Morris. O resultado também indica que os atuais fumantes são extremamente fiéis a uma única marca e, entre as classes mais baixa, concluiu-se que o preço representa o fator de maior relevância na decisão de compra ou troca de marca. Por fim, indaga-se a dificuldade de reversão do cenário de queda desta indústria, uma vez que a tendência de saudabilidade e a pressão do governo e órgãos públicos por restrições devem permanecer crescentes.
Keywords: Fumo
Indústria
Marketing
Propaganda
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: EL-ASSAD, Laiz Barbagelata. A influência das restrições éticas e legais ao marketing contemporâneo: um estudo de caso sobre a indústria tabagista. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LBEl-Assad.pdf826.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.